PLANOS DE AULA APLICADOS DURANTE ESTAGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL ..
PLANO DE AULA – 1º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
CONTEÚDO:
Ditado com letras moveis.
OBJETIVO:
·
Verificar se o aluno tem alguma dificuldade
em reconhecer as letras do alfabeto.
METODOLOGIA:
- O aluno será separado do restante da
turma, para que assim possa se realizar com as atividades com mais calma e
silencio.
- Será entregue o alfabeto móvel para
que a aluno se familiarize com ele, antes do ditado.
- O ditado é feito com palavras simples,
no qual a professora tem trabalhado desde o inicio do ano, e o aluno
devera formar essas palavras com o alfabeto móvel, e logo em seguida,
transcrever para o caderno ou folha sulfite.
RECURSOS:
- Alfabeto móvel
- Sulfite
- Lápis
- Borracha
AVALIAÇÃO:
Avaliação a ocorrerá através do
desenvolvimento e compreensão das atividades propostas.
PLANO DE AULA – 2º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
CONTEUDOS:
- Interpretação oral e escrita;
- Ilustração de texto;
OBJETIVOS:
- Reconhecer no texto, sentido
decorrente do emprego intencional e repetido de algumas palavras ou
expressões;
- Identificar dentre alternativas, o
tema do texto lido;
- Dialogar sobre temas alternando
momentos de escuta e de fala;
- Coordenação motora;
METODOLOGIA:
- Leitura compartilhada do texto A
Esperteza da Raposa, com debate sobre o que se passa no texto e
questionários para estudo do texto.
- Através de um determinado tema, ira
estimular as crianças a raciocinar em palavras ou frases para formar um texto;
- Desenhar ou recortar gravuras para
ilustrar o texto coletivo;
RECURSOS:
- Giz
- Lousa
- Sulfite
- Cola
- Tesoura
- Lápis de cor
AVALIAÇÃO:
Avaliação a ocorrerá através do
desenvolvimento e compreensão das atividades proposta.
PLANO DE AULA – 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
OBJETIVOS
- Desenvolver comportamentos leitores e
escritores.
- Expandir os conhecimentos sobre a
linguagem dos contos.
- Ampliar os conhecimentos sobre a escrita,
avançando em suas hipóteses.
CONTEÚDOS
- Leitura e reescrita de contos.
METODOLOGIA
Entregue para o aluno o livro de chapeuzinho vermelho ou algum outro livro de conto infantil, para que o mesmo possa ler e em seguida reescrever a historia.
Entregue para o aluno o livro de chapeuzinho vermelho ou algum outro livro de conto infantil, para que o mesmo possa ler e em seguida reescrever a historia.
Após
a reprodução textual e corrigido o texto, será realizado um ditado com as
palavras que estiverem erradas para que o aluno as reescreva e procure no
dicionário onde esta o erro.
RECURSOS:
- Sulfite
- Lápis
- Borracha
- Livro “chapeuzinho vermelho”
- Dicionário
AVALIAÇÃO:
Avaliação
a ocorrerá através do desenvolvimento e compreensão das atividades propostas.
PLANO DE AULA – 4º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
OBJETIVO:
- Diferenciar a
linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas.
CONTEÚDO:
- Retextualização
METODOLOGIA:
Será entregue para o aluno um livro ilustrativo, para que o mesmo possa
folhear e ver a imagens e assim venha a reproduzir a historia, verificando a
interpretação e se o aluno compreende para fazer a reprodução.
RECURSOS:
- Livro com texto ilustrativo
- Folha sulfite
- Lápis
- Borracha
AVALIAÇÃO:
Avaliação
a ocorrerá através do desenvolvimento e compreensão das atividades propostas.
PLANO DE AULA – 5º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
CONTEÚDO:
Leitura e produção textual
OBJETIVOS:
- Ler
observando o texto lido destacando os personagens;
- Produzir
textos com coesão e coerência;
METODOLOGIA:
1° Acolhida do aluno;
2° Ler um livro de literatura infanto
juvenil, e fazer a interpretação do texto;
3° Reproduzir um texto em cima do livro
lido;
RECURSOS:
- Livro de literatura
- Sulfite
- Lápis
- Borracha
AVALIAÇÃO:
Avaliação
a ocorrerá através do desenvolvimento e compreensão das atividades propostas.
Sua ideia me fez compartilhar com meu Plano de Intervenção, obrigada.
ResponderExcluirParabéns,Andressa!Suas sugestões foram ótimas!
ResponderExcluirObrigada.
Gostei um pouco
ResponderExcluir