quarta-feira, 3 de julho de 2013

Planos De Aula Sobre Leitura

 PLANOS DE AULA APLICADOS DURANTE ESTAGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL .. 


PLANO DE AULA – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA

CONTEÚDO:
Ditado com letras moveis.

OBJETIVO:
·         Verificar se o aluno tem alguma dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto.

METODOLOGIA:
  • O aluno será separado do restante da turma, para que assim possa se realizar com as atividades com mais calma e silencio.
  • Será entregue o alfabeto móvel para que a aluno se familiarize com ele, antes do ditado.
  • O ditado é feito com palavras simples, no qual a professora tem trabalhado desde o inicio do ano, e o aluno devera formar essas palavras com o alfabeto móvel, e logo em seguida, transcrever para o caderno ou folha sulfite.

RECURSOS:
  • Alfabeto móvel
  • Sulfite
  • Lápis
  • Borracha
AVALIAÇÃO:
Avaliação a ocorrerá através do desenvolvimento e compreensão das atividades propostas.

PLANO DE AULA – 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA

CONTEUDOS:
  • Interpretação oral e escrita;
  • Ilustração de texto;

OBJETIVOS:
  • Reconhecer no texto, sentido decorrente do emprego intencional e repetido de algumas palavras ou expressões;
  • Identificar dentre alternativas, o tema do texto lido;
  • Dialogar sobre temas alternando momentos de escuta e de fala;
  • Coordenação motora;

METODOLOGIA:
  • Leitura compartilhada do texto A Esperteza da Raposa, com debate sobre o que se passa no texto e questionários para estudo do texto.
  • Através de um determinado tema, ira estimular as crianças a raciocinar em palavras ou frases para formar um texto;
  • Desenhar ou recortar gravuras para ilustrar o texto coletivo;

RECURSOS:
  • Giz
  • Lousa
  • Sulfite
  • Cola
  • Tesoura
  • Lápis de cor
AVALIAÇÃO:
Avaliação a ocorrerá através do desenvolvimento e compreensão das atividades proposta.

PLANO DE AULA – 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
OBJETIVOS
  • Desenvolver comportamentos leitores e escritores.
  • Expandir os conhecimentos sobre a linguagem dos contos.
  •  Ampliar os conhecimentos sobre a escrita, avançando em suas hipóteses.
CONTEÚDOS
  • Leitura e reescrita de contos.

METODOLOGIA
Entregue para o aluno o livro de chapeuzinho vermelho ou algum outro livro de conto infantil, para que o mesmo possa ler e em seguida reescrever a historia.
Após a reprodução textual e corrigido o texto, será realizado um ditado com as palavras que estiverem erradas para que o aluno as reescreva e procure no dicionário onde esta o erro.

RECURSOS:
  • Sulfite
  • Lápis
  • Borracha
  • Livro “chapeuzinho vermelho”
  • Dicionário

AVALIAÇÃO:
Avaliação a ocorrerá através do desenvolvimento e compreensão das atividades propostas.


PLANO DE AULA – 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
OBJETIVO:
  • Diferenciar a linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas.
CONTEÚDO:
  • Retextualização
METODOLOGIA:
Será entregue para o aluno um livro ilustrativo, para que o mesmo possa folhear e ver a imagens e assim venha a reproduzir a historia, verificando a interpretação e se o aluno compreende para fazer a reprodução.
RECURSOS:
  • Livro com texto ilustrativo
  • Folha sulfite
  • Lápis
  • Borracha

AVALIAÇÃO:
Avaliação a ocorrerá através do desenvolvimento e compreensão das atividades propostas.


PLANO DE AULA – 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA

CONTEÚDO:
Leitura e produção textual

OBJETIVOS:
  • Ler observando o texto lido destacando os personagens;
  • Produzir textos com coesão e coerência;

METODOLOGIA:

    1° Acolhida do aluno;
    2° Ler um livro de literatura infanto juvenil, e fazer a interpretação do texto;
    3° Reproduzir um texto em cima do livro lido;


RECURSOS:

  • Livro de literatura
  • Sulfite
  • Lápis
  • Borracha

AVALIAÇÃO:

Avaliação a ocorrerá através do desenvolvimento e compreensão das atividades propostas.

3 comentários: